6as Jornadas gvSIG da América Latina e do Caribe: Curso de capacitação em geoprocessamento com software livre

Referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para Gestão Territorial aplicadas à “Água”, “Energias Renováveis” e “Mobilidade”, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) é um centro binacional, resultado da parceria entre o Governo do Brasil e do Paraguai, ITAIPU Binacional e Programa Internacional (PHI) da UNESCO. Além de binacional, é um Centro de Categoria 2 da UNESCO, ou seja, suas atividades são chanceladas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Os projetos e iniciativas promovidas pelo CIH fomentam a gestão sustentável de recursos hídricos e energias renováveis, tendo como área estratégica de atuação a Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Sua atuação tem como foco a Investigação Territorial, através do estudo e levantamento de dados, do entendimento e interpretação destas informações, a apresentação de soluções viáveis levando em conta questões técnicas, ambientais, sociais e econômicas, e, por fim, a virtualização dos dados instrumentada em Sistemas de Informações Geográficas – SIG, tendo como ferramenta estratégica o gvSIG.

Deste modo, o Centro Internacional de Hidroinformática, por meio do Analista Ambiental Alisson Rodrigues Alves, ministra o Curso de Capacitação em Geoprocessamento com Software Livre. Para isso, o curso utilizará o software livre gvSIG, que possibilita a visualização de dados quantitativos do território pela espacialização das informações em mapas temáticos interativos. O gvSIG também permite cruzar informações diversas para a tomadas de decisões e atuações territoriais, de forma acessível a todos os âmbitos.

O objetivo do curso é capacitar profissionais e/ou acadêmicos da área de Geomática – e outras correlacionadas, para utilização do software gvSIG, desenvolvendo experiências com geoprocessamento visando a gestão territorial com enfase no Nexo Água-Energia.

Os temas abordados durante o curso são:

  • Introdução ao sensoriamento remoto;

  • Definição do Nexo Água-Energia;

  • Noções teóricas de geoprocessamento e cartografia;

  • Características dos Sistemas de Informações Geográficas e,

  • Aplicações práticas do Cadastro Técnico Multifinalitário.

A capacitação terá foco nos geoprocessos ligados aos objetivos específicos do Centro Internacional de Hidroinformática, como o desenvolvimento técnico regional aplicado à gestão de recursos hídricos e energias renováveis.

Para realizar o curso, o interessado precisa estar devidamente inscrito via formulário de inscrição da 6as Jornadas da América Latina e do Caribe de gvSIG e ser usuário nível básico de sistemas de informação geográfica. Os participantes deverão utilizar notebooks com gvSIG (recomenda, versão 1.10) previamente instalada para execução das atividades práticas. Os dados e arquivos necessários serão disponibilizados durante o curso.

This entry was posted in events, gvSIG Desktop, portuguese and tagged . Bookmark the permalink.

3 Responses to 6as Jornadas gvSIG da América Latina e do Caribe: Curso de capacitação em geoprocessamento com software livre

  1. Rodrigo Lima says:

    Esse curso é online ou presencial? Quanto custa sua inscrição? Quando inicia?

  2. Alvaro says:

    Presencial durante las 6as Jornadas LAC de gvSIG en São Paulo.
    Gratuito (livre), como todas las Jornadas.
    Puedes ver el programa en:
    http://www.gvsig.org/plone/community/events/jornadas-lac/2014/programa-1/view?set_language=pt-br

  3. Pingback: 6as Jornadas gvSIG da América Latina e do Caribe: Curso de introdução a gvSIG 2.1 | gvSIG blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s