O principal objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e a implementação da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado do Tocantins. Para alcançar este objetivo, foi necessário catalogar, integrar e harmonizar os dados geoespaciais existentes para que pudessem ser facilmente localizados, explorados e acessados por qualquer usuário através da Internet. O sistema é utilizado para armazenamento, visualização, análise e disponibilização (download) de dados/ informações geoespaciais e estatísticas geradas na área do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins, integrando vários repositórios de dados geográficos na interface WebGIS.
O projeto foi desenvolvido utilizando software livre, baseado no gvSIG Online, uma plataforma para a implementação de Infraestruturas de Dados Espaciais que integra componentes como o servidor de mapas GeoServer, o cliente WebGIS OpenLayers e o banco de dados espacial PostgrSQL/PostGIS.
O Sistema de Informações Geográficas do Estado do Tocantins dispõe de um conjunto de Geoportais e serviços padrão (WMS, WMTS,…) que permitem consultar todas as informações geográficas e estatísticas relacionadas com cada um dos projetos desenvolvidos para o Estado e diferentes regiões (Sudeste e Norte do Estado). Para a gestão dos metadados foi utilizado o GeoNetwork utilizando a estrutura da CONCAR com a ISO 19115.
Entre as capacidades mais destacadas do gvSIG Online está a possibilidade de gerar tantos geoportais públicos quanto privados, como forem necessários e em apenas poucos minutos, aplicação de múltiplas legendas, acesso a atributos associados as informações geográficas, impressão através de modelos pré-definidos de layouts, download de dados e ferramentas de seleção gráfica e alfanumérica. Além disso, para usuários com o papel de editor, o geoportal permite as modificações de informações (gráficas e alfanuméricas) a partir do próprio Sistema Online.
Como uma parte relevante do projeto, todas as informações geoespaciais disponíveis foram adaptadas para sua integração na SDI e seu armazenamento no banco de dados espacial. Para este fim, trabalhamos com o SIG (também software livre) gvSIG Desktop, aplicando processos de mudanças de formato, reprojecções e geoprocessamentos dos diversos dados fornecidos pela SEFAZ.
Entre os diferentes geoportais gerados nesse projeto, existe um projeto relacionado a dados estatísticos que inclui informações tais como; demografia (estimativa população, população residente por situação do domicilio, população censitária municipal e população residente por cor, raça e situação), econômicas (PIB e PIB per capita), Educação (professores, instituições, taxas de abandono, matrículas, …), lavoura permanente e temporária, pecuária e saúde (taxa de mortalidade infantil, casos confirmados de várias doenças, …). A fim de proporcionar ao sistema uma maior funcionalidade geoestatística, foi desenvolvida uma série de ferramentas que integram as capacidades dos geoportais com painéis de controle que permitem a visualização e download de diferentes tipos de gráficos (barras, círculos e linhas).