Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo (1870-1940)

himacoO grupo Hímaco reúne professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de São Paulo e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e tem o objetivo de explorar as possibilidades das geotecnologias em investigações históricas. Desde o início, o grupo optou por trabalhar com o gvSIG, tanto por conta das suas funcionalidades técnicas, como dos valores que ajuda a praticar, voltados à livre circulação do conhecimento e ao trabalho colaborativo.

O trabalho desenvolvido pelo grupo até o momento pode ser conferido em seu site: www.unifesp.br/himaco. Ali, há uma página de download, onde estão disponíveis rasters e vetores referentes ao passado da cidade de São Paulo, bem como um tutorial de introdução ao gvSIG aplicado a estudos históricos. Como estudo piloto, o grupo investigou as principais enchentes na cidade no período que vai de 1870 a 1940, e um mapa temático referente à maior delas, a de 1929, também se encontra disponível.

No momento, o grupo prepara um novo projeto de pesquisa, que representa um desafio bastante grande, tanto em termos técnicos como metodológicos. Esse post tem o objetivo de apresentar a concepção desse projeto e desde já anunciar que vamos precisar de muita ajuda para dar conta dele. Em breve, o projeto estará pronto para ser enviado às agências financiadoras. Até lá, estamos abertos a críticas e sugestões. Depois disso, se conseguirmos o financiamento, mais ainda 😉

Segue o título e o resumo do mesmo.

Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo (1870-1940)

O projeto prevê o desenvolvimento e a disponibilização na rede mundial de computadores de uma base cartográfica digital histórica da cidade de São Paulo, referente ao período de sua modernização urbano-industrial (1870-1940), associada a uma interface que permita a interatividade de pesquisadores interessados, de forma a que estes possam alimentar a base disponibilizada com eventos espacializáveis de suas próprias investigações. Dessa forma, pesquisadores interessados poderão produzir mapas e visualizações de suas respectivas pesquisas, a partir da base fornecida, ao mesmo tempo em que acabarão por enriquecer a base disponibilizada com as informações que terão alimentado ao sistema. Pretende-se, assim, criar as condições para o enriquecimento das abordagens da história de São Paulo daquele período, fazendo-o em conformidade com os mais recentes e interessantes desdobramentos das chamadas humanidades digitais, voltados ao trabalho colaborativo e à livre circulação do conhecimento.

Luis Ferla. Hímaco.

About Alvaro

General Manager of gvSIG Association
This entry was posted in community, portuguese and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo (1870-1940)

  1. Pingback: Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo (1870-1940) | Geo-How-To News

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s